Acessibilidade
Mais de 80% das pessoas - 5,88 bilhões de indivíduos - moram
a apenas uma hora de viagem de uma cidade.
No entanto, a acessibilidade não é distribuída de forma
igual no espectro de desenvolvimento. Enquanto as pessoas vivem a uma hora de
uma cidade em mais de 90% dos casos nos países de alta renda - concentrados na
Europa e América do Norte - nos países de baixa renda esse valor é de 50,9% -
concentrados na África subsaariana.
Esses dados, divulgados na forma de um mapa global de tempo
de viagem para as cidades, são resultado do trabalho de uma equipe de
pesquisadores liderada pelo Centro Conjunto de Pesquisa (JRC), o serviço de
ciência e conhecimento da Comissão Europeia.
"Não deixar ninguém para trás"
Ao mapear a acessibilidade urbana em todo o mundo, o
levantamento fornece um conjunto de dados para dar suporte à tomada de decisões
em nível mundial e local em relação às políticas de desenvolvimento e
ambientais.
Os resultados confirmam que os recursos econômicos e
melhorias feitas pelo homem, que dão suporte ao bem-estar humano, não são
distribuídos uniformemente em todo o mundo, estando em grande parte concentrados
nas cidades.
A falta de acesso às oportunidades e serviços oferecidos
pelos centros urbanos é um obstáculo importante para melhorar os meios de
subsistência e o desenvolvimento geral. Cruzando este mapa com os dados
socioeconômicos, a equipe demonstrou como o acesso aos centros urbanos
estratifica o status econômico, educacional e de saúde da humanidade.
O avanço dessa acessibilidade em todo o mundo é essencial
para cumprir a agenda de equidade de "não deixar ninguém para trás",
estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Objetivo unificador
Para demonstrar a utilidade do mapa para a tomada de decisão
global e local, a equipe realizou análises exploratórias que examinam as
relações entre acessibilidade e a renda em nível nacional, bem como a
prosperidade econômica, o nível de escolaridade e a utilização da saúde ao
nível dos agregados familiares.
O relatório também destaca o potencial do mapa para
contribuir com pesquisas em ciência natural, esforços de conservação e
formulação de políticas ambientais.
Contudo, embora os resultados sejam úteis em uma variedade
de contextos, o seu impacto potencial se centra em um objetivo mais unificador:
catalisar ações para reduzir as lacunas na oportunidade, melhorando a acessibilidade
para populações remotas e reduzindo as disparidades entre populações com
diferentes graus de conectividade com as cidades.
FONTE: Inovação Tecnológica
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